Início dos anos 2000
A geração de hoje nem imagina como a virada do ano 2000 foi agitada no mundo da informática. Era o grande assunto do momento, já que a expectativa era de que todo aparelho eletrônico, tudo que era monitorado por computadores, travaria na virada do ano causando o assustador Bug do milênio.
O Bug do milênio foi um problema com a representação das datas nos computadores. Elas eram representadas por apenas dois dígitos para economia de espaço. Os programas já subentendiam que 19 vinha na frente, completando o ano.
Exemplo: 85 subentendia-se 1985.
Com a passagem do ano de 1999 para 2000, por causa do software trazer o 19 na frente, ao entrar o ano 2000 viria somente o 00 e com o 19 na frente ficaria ano 1900.
Os softwares mais modernos já tinham padrões mais atuais, que passariam sem problemas pela virada, mas as empresas de grande porte não adquiriram os novos produtos, ficaram com os antigos, pensando sempre na confiança adquirida por anos de uso e na sua estabilidade. Além disso, temiam-se os efeitos que poderiam ser provocados no hardware pelo sistema Bios*, caso este reconhecesse apenas datas de dois dígitos.
A expectativa da população mundial era de que, caso as datas realmente “voltassem” para 1900, clientes de bancos veriam suas aplicações dando juros negativos, credores passariam a ser devedores, e boletos de cobrança para o próximo mês seriam emitidos com cem anos de atraso.
O temor do bug do milênio motivou uma renovação em massa dos recursos de informática (tanto de software como de hardware) e houve uma louca corrida para corrigir, atualizar e testar os sistemas antes que ocorresse a mudança do milênio. Velhos programadores de COBOL foram chamados a voltar a trabalhar em sistemas muitas vezes desenvolvidos por eles mesmos, vinte anos antes.
Para surpresa geral, houve poucas falhas decorrentes do bug, que foi quase inofensivo apesar da onda de pânico coletivo, principalmente nos países em que os computadores estavam mais popularizados.
Todo esse pânico foi injustificado, porque a maioria das empresas e dos consumidores domésticos havia adquirido computadores novos ou fizeram a atualização para sistemas operativos mais modernos. Além disso, o grande desenvolvimento informático ocorreu na segunda metade da década de 1990, quando os sistemas já estavam preparados para o problema. Os velhos computadores foram sendo substituídos ao longo desta década.
Essa foi uma época de grandes lucros gerados para as empresas de informática.
O bug do milênio hoje é considerado um dos casos registrados de pânico coletivo mais vazios de fundamentos. Fake News do ano 2000.
*Bios – Basic Input/Output System, em português Sistema Básico de Entrada/Saída, é um firmware não-volátil usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização (por meio de botão de inicialização da máquina) e para fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas.